Gard’Apis

A armadilha Gard’Apis é :

  • Concebida para ser altamente selectiva e capturar apenas vespas asiáticas.
  • Concebido para não causar danos a outros insectos
  • Fácil de utilizar
  • Rápida reimplantação

Como foi desenvolvida a armadilha Gard’Apis

A primeira “ideia” chave foi utilizar algo que todos os apicultores têm – o “excluidor” de rainhas é utilizado como um corpo rápido, prontamente disponível e barato para a armadilha. Para cada armadilha é utilizada metade de um excluídor de rainhas Dadant 425×500. Estes são fornecidos com o kit completo de armadilhas para vespas asiáticas.

A ideia seguinte consistia em utilizar “cones” para canalizar as vespas para a armadilha, mas dimensionados de modo a evitar o máximo possível de capturas acessórias. Naturalmente, os insectos mais pequenos, como as abelhas e as vespas, podem escapar pelos lados da armadilha.

Inicialmente, os cones foram feitos de malha e acessórios para tubos, para demonstrar que a armadilha funcionaria. O comportamento dos insectos é difícil de prever, pelo que foi necessário testar se todas as permutações funcionavam. Imprimimos os nossos protótipos em 3D para permitir ensaios de campo rápidos. Os nossos primeiros projectos utilizavam um excluídor de rainhas completo, mas as vespas tinham tendência a rastejar no exterior, perto do isco, em vez de encontrarem o seu caminho através do cone. Quando passámos a utilizar o meio excluídor, os vespões asiáticos fizeram praticamente fila no cone para serem apanhados!

Após 26 variações, chegámos a um design que funcionava e funcionava extremamente bem. Em seguida, mandámos moldar os cones por injecção para produzir o produto final que vê hoje.


ByCatch: Um problema sério

O ByCatch é um problema real.

Matar outros insectos para matar também os vespões asiáticos é contraproducente e pode ser mais problemático do que não fazer nada. É fácil subestimar o poder que os seres humanos têm e os danos duradouros que causamos quando intervimos no ambiente para capturar e matar insectos.

Os polinizadores vivem num equilíbrio delicado com o seu ambiente, que inclui também os insectos que os predam. O abate indiscriminado perturba este equilíbrio e mesmo algumas armadilhas podem provocar um colapso das populações de insectos numa grande área. Os insectos já têm problemas suficientes para resolver sem os agravar. A armadilha Gard’Apis foi especificamente concebida para reduzir as populações de vespas asiáticas sem afetar outras espécies de insectos.

Não tente controlar os vespões asiáticos utilizando armadilhas não selectivas, como as armadilhas para cerveja.

Zero-Bycatch: Como utilizar os bocais vermelho e laranja

Cada kit Gard’Apis é fornecido com bicos de cor vermelha e laranja que se adaptam aos cones. Estas são concebidas para eliminar praticamente todas as capturas acessórias.

Na Primavera, utilizar o bico vermelho. Na Primavera, as rainhas andam à procura de alimento para os seus primeiros ninhos. Cada rainha morta mata um ninho inteiro e, por isso, é particularmente importante ter armadilhas quando as rainhas aparecem pela primeira vez. As rainhas são maiores do que as suas operárias e, por isso, os bicos são maiores para as deixar entrar. No entanto, as rainhas da vespa europeia também estão fora e o bocal é suficientemente pequeno para que não possam entrar. Todos os outros insectos que possam ser atraídos para a armadilha (incluindo as abelhas) são suficientemente pequenos para escapar facilmente através do corpo de malha da armadilha ou são demasiado grandes para passar pelo bocal.

As rainhas do Hornet asiático não voltam a sair do ninho após a emergência da primeira ninhada de operárias. As obreiras são muito ligeiramente mais pequenas do que as rainhas e é por isso que podemos mudar para o bico laranja. Mudar para o bico cor-de-laranja 6-8 semanas após o aparecimento das primeiras rainhas. Estes bicos permitem que os vespões asiáticos entrem na armadilha, mas não os vespões europeus que também aparecem por esta altura.

A nossa experiência tem sido de praticamente zero capturas acessórias. Se houver capturas acessórias, colocar a armadilha no congelador até que todos os insectos deixem de se mexer, abrir a armadilha e retirar as capturas acessórias (uma colher serve bem), colocar o insecto a salvar no exterior para recuperar e voltar a colocar a armadilha, cheia de vespas, no congelador durante uma ou duas horas para matar os restantes ocupantes. Em seguida, volte a encher a armadilha com isco e deixe um par de vespas mortas na armadilha, pois isso também parece atrair mais vespas.

Informe-nos sobre os seus resultados.

Sabemos, com base nos nossos próprios ensaios e na experiência da nossa comunidade de testadores, que a redução do número de rainhas locais na Primavera traz grandes dividendos no final do ano. Menos rainhas significa menos ninhos e menos operárias no final do Verão.

Envie-nos as suas fotografias e conte-nos a sua experiência no FaceBook.